VESPAS

As vespas são insetos pertencentes à ordem Hymenoptera, a variedade de insetos dessa ordem é muito grande, desde hábitos a características estruturais. Algumas delas vivem sozinhas e possuem cada uma seu próprio ninho, não havendo operários. Entre as que vivem em sociedade estão às grandes vespas, estas com manchas amarelas ou o corpo de cor avermelhada e vivem em colônias formadas por machos, fêmeas e operárias estéreis. As colônias duram aproximadamente um ano, pois as rainhas que nascem na sociedade atravessam o inverno todo e na primavera seguinte, cada uma delas forma uma nova comunidade, os machos e os operários morrem logo no final do outono.

CARACTERÍSTICAS

– Em geral as vespas habitam campos, jardins e construções.

– As larvas são alimentadas com restos de insetos e tecidos de animais em decomposição.

 – Estes insetos são capazes de perceber odores com suas antenas, possuem dois pares de asas, três pares de patas e fortes mandíbulas.

– Seu sistema de visão é formado de dois olhos compostos e três simples. Seus hábitos são diurnos.

– Os ninhos são feitos com uma substância semelhante ao papel, fibras mastigadas.

– Os ninhos das grandes vespas, assim como aquelas com manchas amarelas, são compostos de várias camadas de cubículos dispostas no interior de uma estrutura de formato globular.

– Os primeiros ovos das vespas se transformam em operárias, que continuam o processo de construção do vespeiro e cuidam das crias.

– O tamanho das vespas varia muito de acordo com cada espécie, as maiores podem medir até 5 cm.

– As vespas fêmeas e as operárias possuem um ferrão que utilizam para atacar suas presas ou defender-se dos seus predadores.

– O veneno deste inseto contém uma histamina capaz de dissolver glóbulos vermelhos do sangue. A picada da vespa pode ser fatal para pessoas com sensibilidade ao seu veneno.

– Normalmente as vespas são carnívoras e se alimentam de aranhas, moscas e borboletas, mas algumas comem vegetais também.

– Quando jovens só se alimentam de insetos ou restos deles.

CEPIL EM CURITIBA

Caso esteja com problemas em relação a controle de pragas em Curitiba entre em contato com nossa empresa. Cepil, prezamos pelo seu bem estar e tranqüilidade.