TRAÇAS

Conhecimentos Gerais

Como sabemos, as traças são consideradas pragas em áreas urbanas, pois infestam roupas, papéis, tapeçarias, estofados, livros, entre outros. Na área urbana podemos identificar dois grupos distintos: o primeiro, formado pelas traças-dos-livros ou traças-prateadas, pertencentes à ordem Thysanura e o segundo, formado pelas traças-das-roupas e as traças de produtos armazenados, pertencentes à ordem Lepidoptera.

Primeiro Grupo: Ordem Thysanura

Essa ordem abrange os insetos mais primitivos, são conhecidos como traças-de-livros ou traças prateadas. Seu aspecto lembra um peixe prateado, daí um de seus nomes em inglês ser "silverfish". A família de maior importância dessa ordem é a Lepismatidae.

Descrição:

·        50 mm de comprimento

·        São ápteros

·        Corpo deprimido e alongado com 3 filamentos caudais

·        Olhos compostos reduzidos ou ausentes

·        Antenas filiformes (alongadas)

 São insetos que se alimentam basicamente de matéria orgânica vegetal e substâncias ricas em proteínas, exemplo, açúcar ou amido. Em residências, atacam cereais, farinhas de trigo (úmidas), papéis que contenham cola (papel de parede, livros encadernados em brochura, etc) e alguns tecidos. Possuem hábitos principalmente noturnos, vivendo em ambientes úmidos e escuros. Seus locais preferidos como esconderijo são: frestas de móveis, armários, rodapés e caixas.

Locais em que procuram se alojar:

·        Museus

·        Bibliotecas

·        Tecelagens

·        Supermercados

·        Hotéis

 Nesses locais as traças devem ser monitoradas com rigor, evitando-se infestações severas e danos significativos.

Segundo Grupo: Ordem Lepidoptera

O segundo grupo representa as traças-das-roupas e as traças de produtos armazenados. São as mais comuns de serem encontradas, pois ficam em guarda roupas e ambientes que possuam produtos de origem animal.

Descrição:

·        Possuem asas pequenas e estreitas

·        Voam pouco e são atraídas pela luz

·        Coloração clara

·        Tufos de pêlos com coloração avermelhada

·        Cabeça e antenas mais escuras que o restante do corpo

Alimentam-se de lã, penas, pêlos, cabelo, couro, poeira, papel e ocasionalmente de algodão, linho, seda e fibras sintéticas. As mais atacadas em geral estão sujas de bebidas, alimentos, suor ou urina, além daquelas guardadas por muito tempo.

Locais em que procuram se alojar:

·        Guarda-roupas

·        Cestos de roupas sujas

·        Peças de lã

·        Tapetes

Em ambientes com várias peças de roupas ou tecidos que não são muito utilizados o cuidado deve ser redobrado, para evitar essa praga urbana.

Caso encontre problemas com esses insetos ou outros em geral, nós da Cepil Dedetizadora fornecemos a melhor dedetização em Curitiba. Sempre mantendo o padrão de qualidade em controle de pragas.