RATOS


Danos causados por roedores

Existem três espécies de roedores causadores de prejuízos, que apesar de não serem muitos, acabam gerando certa dor de cabeça e incômodo.

O rato de telhado, por exemplo, prefere se alimentar de cereais, mas na falta deles pode passar a procurar alimentos dentro de sua casa ou até mesmo ração de animais de estimação.

A ratazana alimenta-se também de cereais, mas seus alimentos preferidos são os ovos, pintinhos, pequenos patos, coelhos, animais mortos, entre outras coisas.

Por último temos os camundongos que se alimentam basicamente de tudo o que encontram nas despensas e cozinhas. São também os mais comuns e seu tamanho já não é tão avantajado como os outros.

A ratazana e o rato-de-telhado comem grandes proporções de um mesmo alimento. Os camundongos, ao contrário, ingerem pequenos bocados de cada porção de alimento encontrado.

Muitos pensam que os ratos, no campo, limitam-se a atacar os produtos de origem vegetal já colhidos e armazenados. No entanto, eles devoram também sementes recém-semeadas e plantadas. Na verdade, muitas vezes, os danos causados nesse tipo de ambiente são maiores do que em regiões urbanas, afinal a quantidade de alimentos estocada é muito mais elevada.

Nas construções usadas para armazenagem e nas residências, além dos alimentos, os ratos danificam os cabos de telefone e provocam incêndios, pois roem as instalações elétricas, estragam sacarias, roupas, livros, objetos de madeira, entre muitos outros. Além disso, podem contaminar os alimentos e a água com agentes causadores de doenças. Suas pulgas atacam o homem e podem também disseminar diversas doenças.

Em caso de problemas com infestação de roedores e outros animais que proliferam doenças entre em contato com a Cepil, nossa empresa é líder no setor de dedetização em Curitiba e controle de pragas.