PRIMAVERA E O AUMENTO CUPINS

Quem acha que são apenas as flores que marcam o início da primavera está muito enganado, este também se caracteriza pelo aumento das temperaturas e conseqüentemente dos insetos. A estação vem acompanhada de um problema silencioso, mas que pode provocar muitos prejuízos. São os cupins.

Os cupins atacam as residências, móveis de madeira, livros, paredes e até roupas. Nas áreas rurais, se alastram em diferentes culturas e causam sérios danos às plantações. Cupins são pragas que se alimentam de celulose e são influenciados pelas condições climáticas a produzirem filhotes, estes que possuem asas, assim conseguem migrar para locais mais distantes e construir novas colônias.

Existem grupos com funções cariadas dentro de suas colônias, exemplo:

Obreiros: responsáveis por buscar alimentos e nutrir a colônia.

Soldados: defendem a colônia dos inimigos, bem como o casal real, que é responsável pela reprodução, eles se multiplicam muito facilmente.

Rainha: a rainha pode colocar milhares de ovos em um único dia. Quando atingem um determinado limite de integrantes na colméia, precisam se dispersar e é aí que o clima influencia e cria condições para que nasçam cupins alados, que podem ir mais longe e não competir com o ninho anterior.

Uma pesquisa destaca que a primavera e a vegetação se tornam mais variadas e isso faz com que seja mais atrativa para os cupins.

DICAS

Fechar as janelas nos finais de tarde, que é um período de revoadas, evita a entrada dos cupins, que procuram, de imediato, os ambientes iluminados, por serem insetos que são atraídos pela luz.

Na compra dos móveis, o indicado é optar pelas madeiras tratadas, como no caso do MDF.

DEDETIZADORA EM CURITIBA

Para eliminar essa praga urbana, contrate os serviços da Cepil Dedetizadora em Curitiba que é exemplo em qualidade e eficiência. Nosso serviço de dedetização e controle de pragas é seguro e garantido.