MORCEGOS

São os únicos mamíferos que podem voar. Têm uma grande capacidade de adaptação, diversos tamanhos e formas, que vão de alguns centímetros até dois metros. Existem variadas espécies e sua alimentação pode variar entre frutas, insetos, sementes, folhas, néctar, atrópodes, pequenos vertebrados, peixe e sangue. Os hematófagos (que se alimentam de sangue), conhecidos como vampiros, são apenas 3 especies, dentro das mais de cem mil. Morcegos tem hábitos noturnos, passando o dia escondidos em cavernas, sótãos de casas e outros lugares escuros, e à noite saem em busca de alimento. Podem viver de dez à vinte e cinco anos, atingem a maturidade sexual aos dois anos (tendo um filhote por vez, no máximo duas vezes por ano) e sua gestação duram até sete meses.

Morcegos apresentam uma capacidade especial, o biosonar. Por serem cegos, a emissão de eco os ajudam à se localizar, comunicar e encontrar alimento. Também são importantes para o funcionamento do ecossistema, pois ajudam na polinização, distribuição de sementes e no controle de pragas, pois muitos se alimentam de insetos que destroem plantações.

DOENÇAS TRANSMITIDAS

                – Raiva: não é transmitida diretamente, pois o morcego não morde humanos. A mordida só ocorre em caso de autodefesa, se estiver sendo atacado. Entretanto, mordem animais e podem morder animais domésticos, que passam pela própria mordida, a doença para os humanos;

                – Histoplamose: não é uma exclusividade dos morcegos. As fezes tanto deles, quanto de pássaros, são apenas favorecedores para um fungo que ocorre naturalmente no solo, o Histoplasma capsulatum. Ao mexer nas fezes ressecadas, partículas contendo esporos do fungo espalham-se no ar como poeira. A infecção ocorre quando as pessoas inalam essas partículas. Entretando, se inalada em pouca quantidade, não surtirá efeito. Mas é indicado o uso de máscaras de tecido sobre o nariz e boca, durante o manuseio.

 

Para o controle de pragas e insetos, a Cepil Dedetizadora em Curitiba, oferece um serviço com garantia do extermínio desses pequenos incômodos em residências, indústrias e comércio.