DENGUE

Introduzida na América do Sul através dos navios negreiros, a dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O vetor se reproduz quando as fêmeas, enriquecidas com sangue para amadurecer seu ovário, conseguem abrigo seguro para seus ovos contaminados com o vírus. Na sequência originam larvas que dependem da quantidade de matéria orgânica encontrada na água e em média de 7 dias já completam a fase biológica.

Os sintomas de alguém com dengue são muito similares aos da gripe, por isso muitas pessoas não sabem que estão com o vírus, até porque a picada do mosquito da dengue não coça. Quando em casos mais graves, há problemas na coagulação sanguínea (queda no número de plaquetas), hemorragias e febre alta. O diagnóstico é  realizado com exames laboratoriais para detectar o vírus.

Para a dengue não existe um tratamento específico, tome bastante água e não se automedique. Antitérmicos como o ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios interferem ainda mais na coagulação do sangue. Para pacientes com suspeita de infecção é importante a procura de um médico com urgência para evitar a manifestação da epidemia.

DICAS PARA EVITAR

Atualmente várias campanhas governamentais são realizadas em prol do controle do mosquito e, conseqüentemente, do vírus. Em locais com maior índice e condições para a proliferação dos ovos, é constante a priorização de métodos educativos para tentar erradicá-los. Veja abaixo algumas recomendações:

A cada seis meses, no mínimo, faça a limpeza na sua caixa d'água e a tampe bem.

Qualquer recipiente que acumule água deve ser devidamente vedado.

Tome cuidado com pequenas frestas, elas também podem servir de abrigo.

DEDETIZADORA EM CURITIBA

Para eliminar as pragas urbanas, contrate os serviços da Cepil Dedetizadora em Curitiba que é exemplo em qualidade e eficiência. Nosso serviço de dedetização e controle de pragas é seguro e garantido.