cupim-de-madeira-seca

Descupinização

Descupinização

Os cupins são insetos de importante função quando o assunto é a reciclagem de madeira morta no seu ambiente natural, ou seja, as florestas. O grande problema é quando eles se instalam nas áreas urbanas. Neste caso, os danos e prejuízos causados pelos cupins são imensos.

No mundo, são conhecidas cerca de 2.750 espécies diferentes de cupim e, no Brasil, já foram catalogadas cerca de 280 delas. Todos eles possuem a característica comum que é o consumo de celulose, a qual é intrínseca à madeira. Logo, é importante manter-se atento às infestações desse tipo de inseto, os quais podem causar danos irreversíveis à mobília e estrutura do telhado de sua casa.

Ao constatar a presença de colônias de cupins, o que pode ser indicado pela presença de um pó semelhante a serragem em móveis (o que na verdade são as fezes dos insetos), é extremamente recomendável que o serviço de uma empresa especializada seja recorrido. Os cupins tendem a se aglomerar na temporada de verão, por isso essa é a época que exige mais atenção.

O serviço de uma dedetizadora especializada ocorre por diversos métodos, entre eles:

·        Micro-pulverização, com produtos a base de silicone em móveis, o que cria um campo de proteção na superfície de toda a peça, imunizando-a por vários anos.

·        Uso de barreira química ou tratamento do solo para proteção da estrutura e tratamento de todo o madeiramento fixo e rede elétrica. Nesses procedimentos há opção de inseticidas líquido e/ou em pó.

·        Quando o móvel já estiver infestado, o tratamento da madeira pode ser feito injetando produtos diretamente nos furos da madeira, através do tratamento térmico da madeira ou o tratamento através de descargas elétricas.

Após a realização do serviço não se deve diminuir o cuidado. As possibilidades de novas infestações existem, por isso é necessário se manter atento à presença dos cupins e também agir de maneira preventiva. Entre as medidas que ajudam na prevenção desse tipo de infestação destacam-se:

·        Procurar optar por móveis de madeiras nobres.

·        Madeiras de construção que foram abandonadas na contra-laje ou em reservatórios de água devem ser eliminadas de maneira imediata, pois possuem um grande papel na atração dos cupins

·        Instalar telas nas janelas, o que ajuda a evitar a entrada de cupins alados.

·        Realizar a limpeza doméstica de maneira diária e minuciosa. O que ajuda a eliminar insetos que tendem a se alojar entre livros, sob tapetes, dentro de armários, etc.

·        Após o serviço de controle de pragas é importante realizar vistoria e manutenção em regime semestral.

·        Sempre procurar por pequenos furos e um pó de aspecto parecido à serragem em esquadrias, portas, tacos e móveis de madeira. Se constatada a presença de cupins, substituir a peça.

Mantenha-se atento, proteja a sua mobília, evite desconfortos e custos desnecessários. Procure uma empresa especializada em descupinização e acabe com as suas dores de cabeça.