CARRAPATOS

Os carrapatos são pequenos aracnídeos parasitas que necessitam de sangue para sobreviver e se reproduzirem. Esses insetos andam e se agarram no hospedeiro, possuem uma relação próxima com as aranhas e ácaros e podem atacar uma variedade grande de animais, como cães, pássaros, gatos e humanos. O período em que mais são encontrados é no início da primavera e se prolonga até o fim do verão. Podem ser encontrados em todos os cantos, desde áreas urbanas a parques e se proliferam rapidamente. Carrapatos possuem um ciclo de vida complexo que inclui ovos, larvas, ninfas e adultos machos e fêmeas. A larva, as ninfas e os adultos precisam de sangue, mas geralmente é a fêmea adulta é que mais causa mordidas, já que  é comum que os machos morram após a copulação.

Os carrapatos carregam seus próprios parasitas, estes que podem causar doenças muito graves em animais e seres humanos, uma vez que penetram na corrente sanguínea. No Brasil não há um tratamento preventivo contra as doenças do carrapato, por isso, é muito importante que você como dono sempre mantenha a higiene do seu cão e canil. 

DOENÇAS TRANSMITIDAS 

  • Babesiose

Severa anemia que pode danificar o fígado, os rins e o baço, sendo o primeiro sintoma uma febre de mais de 40 º C e a urina fica escura por causa da presença de sangue.  Algumas vezes, a doença causa sintomas neurológicos, como ranger de dentes ou comportamento trôpego, e os cachorros morrem dentro de quatro dias. No Brasil, a maior incidência de casos de Babesiose se dá no nordeste, sendo menos comum nos estados do Sul e do Sudeste.

  • Erliquiose

Produz uma ampla variedade de sintomas, desde sangramento nasal, febre de até 41º C e a supressão do sistema imunológico. São encontrados casos da doença em todas as regiões do Brasil.

  • Lyme

No Brasil foram encontrados focos em São Paulo, Santa Catarina e no Rio Grande do Norte. O carrapato precisa sugar de 12 a 24 horas para transmitir a doença, cães com doença de Lyme geralmente mancam, ficam desanimados e têm febre alta.

  • Febre maculosa

Causa febre alta, rigidez, respiração difícil, vômito, diarréia, edema na pata e no focinho, e finalmente, sangramento nasal, na urina e nas fezes. A febre maculosa pode ser uma doença muito grave, levando muitas vezes à hospitalização, registrando seqüelas ou até mesmo casos fatais. No Brasil, mais notados estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco.

  • Paralisia do carrapato

Causada por uma neurotoxina existente na saliva do carrapato que, vagarosamente, paralisa o hospedeiro em um período de 48 a 72 horas. Se todos os carrapatos forem removidos, a paralisia normalmente desaparece em cerca de um dia.

CEPIL EM CURITIBA

Caso esteja com problemas em relação a controle de pragas em Curitiba entre em contato com nossa empresa. Cepil, prezamos pelo seu bem estar e tranqüilidade.