BOLOR

Mofos, também conhecidos como bolores, são espécies de fungos. O mais comum em nosso dia-a-dia, é o bolor de pão que tem um aspecto de algodão, e sua cor varia entre azulado, esverdeado, avermelhado ou esbranquiçado, e são comuns por decompor a matéria orgânica.

O PERIGOSO E O ÚTIL

                – Os perigosos, são os que acontecem em alimentos em decomposição. Antes de ingerir, é necessária a verificação se não há a presença do mesmo, pois a ingestão pode causar intoxicação;

                – Os úteis, como penicillium, são utilizados por cientistas para criar antibióticos (como penicilina) e no combate de outras doenças. Há também os utilizados na fabricação de queijos com sabor mais forte e porte mais refinado.

COMO EVITAR

                Eles ocorrem pela presença de fungos, que se alojam em lugares úmidos, por tanto é sempre necessário manter locais porosos sempre secos. Telhados, pisos, muros e texturas são os campeões em acúmulo desses fungos. Para evitar que esses locais gerem e fiquem manchados pela presença do bolor (mofo), é necessária a aplicação de rufos. É preciso ter cuidado, pois esses fungos vão corroendo superfícies e para confirmar a presença é necessário observar se há presença de manchas escuras ou de cheiros estranhos nos locais de risco. Paredes de banheiro e perto de torneiras também são locais onde esses fungos ocorrem, por isso mantenha sempre limpo com produtos químicos.

Com a presença de bolores e mofos, pragas urbanas como insetos, são atraídas para o local. E para ocasiões onde ocorrem as infestações, a Cepil é uma dedetizadora em Curitiba, que oferece serviços de controle de pragas e insetos, para o seu conforto e bem estar.