BARBEIRO

Barbeiros ou como são mais conhecidos, percevejos-de-cama, são hemípteros, ou seja, possuem um órgão específico para sucção.  Nutrem-se de seiva vegetal e em sua maioria são predadores de outros insetos. No Brasil, por ordem de importância na transmissão da doença de chagas, existem as seguintes espécies:

  • Triatoma Infestans: Medem de 20 mm a 29 mm de comprimento, em geral possuem coloração preta ou castanha-escura, com manchas amarelas intercaladas por pretas nas costas e pernas.
  • Panstrongylus megistus: Medem de 26 mm a 38 mm de comprimento, possuem as manchas nas costas e pernas também, mas não amarelas como o anterior e sim avermelhadas.
  • Triatoma brasiliensis: Medem de 22 mm a  25 mm, possuem coloração castanha-escura e manchas amarelas pardacentas.
  • T. pseudomaculata: Medem de 17 mm a 20 mm, as manchas que possui são no tórax e contém cores alaranjadas.

 

No Brasil, considerando-se a distribuição atual, podemos verificar sua associação aos espaços abertos. Ambientes naturais estão essencialmente situados nos domínios paisagísticos das caatingas, dos cerrados, totalmente incluídos em território brasileiro e das pradarias mistas subtropicais pertencentes à paisagem que se estende além desses limites. Já os artificiais são os originários da ação antrópica resultando em expansão da paisagem aberta principalmente em virtude da devastação da cobertura florestal do domínio tropical atlântico. 

A invasão domiciliar ocorre pela abertura de oportunidade por estímulos de abrigo e alimentação, uma vez instalada, ocorrerá não só a agregação, mas também a reprodução da espécie. Por se tratar de um inseto que transmite doenças, os conceitos de limpeza e higiene devem ser levados ao extremo em campanhas de controle de praga. A doença de chagas possui algumas formas de transmissão, estas podem ser:

  • Penetração das formas presentes na urina e fezes na lesão ocasionada pela picada do barbeiro, considerada a maior importância epidemiológica.
  • Transfusão sangüínea, chega a ser o 2º mecanismo em grau de importância epidemiológica.
  • Transmissão congênita, com mais de 100 casos descritos no Brasil e no Chile. Ocorre quando há ninhos de amastigotas na placenta e acabam sendo liberados para a circulação do feto.
  • Acidentes de laboratório, este caso menos comum ocorre quando há acidentes com pesquisadores e técnicos que trabalham com o parasita.
  • Podem acontecer contaminações através da pele lesada, mucosa oral, auto-inoculação, entre outras maneiras.

Para se ter noção de escala, a doença de chagas, que é propagada pelo inseto barbeiro, é considerada um dos problemas de saúde mais importantes da América Latina, com cerca de 9 a 14 milhões de indivíduos chagásicos, 60 milhões vivendo em risco e uma parcela de 20 mil casos por ano em 18 países da América do Sul e Central.

Como sabemos e vimos no texto acima, é necessário o cuidado extremo com este inseto para que não ocorram acidentes ou doenças graves como a de chagas. Nós da Cepil Dedetizadora em Curitiba somos líderes no mercado de controle de pragas. Sempre mantendo o respeito ao cliente e eficiência em cada dedetização.